quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Perguntas e Respostas (:

Cultura Japonesa. 
Sou a Inês, responsável pela secção "Perguntas e Respostas".
Hoje temos uma pergunta que não é muito relacionada com Animes, mas provem de algumas curiosidades de uma fã, que viu um anime, e achou algumas dúvidas que iremos esclarecer.
Pergunta - "Eu vi um anime, que tinha algumas coisas um pouco estranhas e eu não percebi. Por exemplo, porque é que no edifício em que a rapariga morava não existia o andar quatro, nem a casa com o número quatro? Eu percebi mal ou as personagens do anime estavam a estudar o abecedário/alfabeto quando, no anime, eles têm quinze anos? Porque é que os Japoneses não abrem os presentes á frente de quem os deu? O que significa aquela palavra "Itadakimasu" que eles dizem antes de comerem? Obrigado pela ajuda"

Resposta -
"Respondendo a todas as tuas interessantes perguntas, eu, por experiência própria, e pelo que tenho visto em todos os animes, irei responder a essa pergunta com a minha opinião ou suposição.
- Para começar, os edifícios no Japão "pulam" o andar quarto, ou casas com o número quarto, porque o número quarto em Japonês pronunciasse "Shi" que é a mesma pronuncia que a palavra Morte (Shi, em Japonês). Devido a isso, os Japoneses acham que dá azar, e então as casas com número quatro são mais baratas e os edifícios não têm número quatro. Os Japoneses são muito supersticiosos.
- O abecedário/alfabeto, que dissestes que as personagens estavam a estudar era nada mais nada menos, que o 3ª Alfabeto que os Japoneses têm de aprender, e como tem mais de dois mil caracteres e é complicado decorar, os Japoneses só o aprendem no colegial, ou quando têm mais de quinze anos. Existe três alfabetos no Japão, o primeiro que é simples e ensinado ás crianças, o segundo que é dedicado para escrever nomes estrangeiros e o terceiro que é o oficial mas o mais complicado.
- Os Japoneses acham que abrir os presentes á frente de quem os ofereceu é uma falta de educação, porque se eles não gostarem os que ofereceram não vêm a saber e assim não ficam prejudicados emocionalmente.
- A palavra Itadakimasu, é dita pelos Japoneses quando se preparam para comer a sua refeição. É uma forma de demonstrar a sua gratidão pela comida que puseram na mesa. Essa palavra significa receber, mas naquele contexto é literalmente "obrigado pela comida".
Isto é tudo cultura do Japão, o que eu acho interessante. Eles têm uma cultura muito boa e que cativa a atenção. Espero ter ajudado, e esclarecido as tuas dúvidas".


Na realidade os Japoneses têm uma cultura muito cativante e interessante. Pesquisem sobre isso, não se irão arrepender. E assim, até entenderão certas coisas que as personagens dos animes fazem.

Já sabem, qualquer dúvida, questão, ou sugestão enviem para animepremios@hotmail.com

Para quem não leu o nosso aviso, eu deixo aqui uma marca, para relembrar o que dissemos ontem. A Bianca responsável pela categoria Sugestões de Animes, não irá postar durante uns tempos, porque estará ocupada com assuntos pessoais, relacionados com a saúde da sua mãe.
Desejamos as melhoras á tua mãe, Bianca.


O símbolo da palavra que os Japoneses dizem antes das refeições.
As duas mãos unem-se como se estivessem a bater palmas, fecha-se os olhos e diz-se alegremente "Itadakimasu"


"Eu gosto tanto dessa espressão, pois consigo dizer-la sempre a sorrir, e agora, quando me lembro, digo isso antes das refeições e os meus familiares ficam a olhar para mim e a perguntar:
"O que dissestes?" Eu explico o que é, mas eles nunca compreendem, mas é que eu gosto tanto de ver animes, e essa expressão ficou-me na memória para sempre, por ser tão alegre e por agradecer a comida que temos para comer"


-Relato de uma Otaku no seu blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário